segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto: Comercializando e Aprendendo









PROJETO

ESCOLA ESTADUAL OTAVIANO G. DA SILVEIRA JUNIOR

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PROJETO: COMERCIALIZANDO E APRENDENDO

DIREÇÃO: Denise V. Mendes Soares

COORDENAÇÃO DO PROJETO: Fátima Fernandes da Rocha

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Vânia e Odilson

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Matemática,Ciência, História, Língua Português, Inglês, Geografia, Artes, Educação Física, Sociologia, Tecnologia, Biologia e Geografia.

TURMAS ENVOLVIDAS: 6º A/b, 7º A, 8º A/B, 9º A /B, 1º A/B E 2º A/B

JUSTIFICATIVA

Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
“O momento do planejamento, para todos os professores, é de muita expectativa. Nele colocamos nosso desejo de que os alunos adquiram um novo conhecimento, assimilando e acomodando as novas informações em busca de uma aprendizagem significativa.
Ao planejar, procuramos utilizar atividades e metodologias variadas, a fim de tornar nossas aulas atraentes e motivadoras aos nossos alunos.
Mas, não é raro chegarmos a sala de aula e nos depararmos com alunos que gostariam de estar em qualquer lugar diferente da sala de aula.
A desmotivação para o estudo é realidade na maioria de nossas escolas, por isso, é de fundamental importância que se reflita sobre o tema.
Ela vem sendo observada não só pelos professores. Muitos pais já perceberam isso em seus filhos, sendo essencialmente as atitudes destes que revelam o problema.
De acordo com Ruiz (2004, p. 13):
Exemplos disto são as queixas cada vez mais freqüentes dos pais a respeito do baixo valor atribuído pelos seus filhos à escola e dos professores manifestando sua preocupação com a falta de interesse, com o baixo rendimento, com a pequena participação nas aulas e com o pouco tempo dedicado pelos alunos às atividades acadêmicas fora da classe, sem falar nos comportamentos de indisciplina em sala de aula e no fracasso ou evasão, muitas vezes resultantes deste quadro.
O que impressiona é que essa realidade apresentada por Ruiz atinge alunos de todas as idades, séries, raças, classes sociais... Inclusive as crianças que estão em seus primeiros anos escolares vêm demonstrando sua desmotivação através de atitudes e comportamentos semelhantes aos citados anteriormente.
Sabemos que a principal fonte de motivação são nossos próprios desejos, as metas que traçamos, os objetivos que almejamos atingir. Porém, é possível perceber que em crianças provenientes das classes sociais mais baixas (muitos casos sendo os pais analfabetos funcionais, satisfazendo-se com o fato de seus filhos saberem ler e escrever) as expectativas de um futuro melhor baseado em seus estudos e, de seus filhos, é quase nenhuma. Com isso, muitos desses pais deixam de cobrar de seus filhos a realização das tarefas de casa.
Podemos perceber isso em nossas salas de aula, observando nossos alunos. Aqueles cujos pais acompanham sua vida escolar normalmente mostram-se mais motivados e interessados, o que facilita o processo de aprendizagem, sendo mais difícil de ocorrer dificuldades nesta.
Por outro lado, também percebemos que muitas crianças preferem brincar com jogos eletrônicos, por isso não realizam as atividades escolares. Chegam à escola preocupados com a hora da saída para poderem dar continuidade às suas brincadeiras em casa. Outros tantos, não vêm à hora de voltar para casa para poder assistir televisão.
Quanto a esses atrativos, que são oferecidos pela mídia, através dos vários meios de comunicação à que as crianças têm acesso, Knüppe (2006, p. 278) nos afirma:
Os atrativos oferecidos pela mídia despertam interesses que estão além do simples fato de freqüentarem uma escola. No entanto, essa, muitas vezes, não oferece os mesmos atrativos, o que na maioria dos casos gera certos desinteresses e falta de motivação pelos estudos, pois para uma criança, brincar é muito mais interessante do que estudar. Embora as pessoas saibam da importância da educação para o desenvolvimento do ser humano, fazer com que os meninos e as meninas compreendam isso é um grande desafio.”(prof. Suzane)

Partindo da concepção de que “brincar é mais interessante do que estudar”, é que muitos professores estão trabalhando mais com jogos pedagógicos, histórias dramatizadas, passeios, feirinhas, etc. Enfim, atividades que sejam mais atrativas para os alunos e que – acima de tudo – partem da realidade deles gerando mais interesse e motivação pelos estudos.
Motivados por essa idéia, iniciamos nosso Projeto com as cédulas de dólar, trabalhando os conteúdos do referencial curricular de forma interdisciplinar.
Estamos acreditando que esses “atrativos pedagógicos” são garantia de que muitos alunos estarão motivados, e que se extinguirão as dificuldades de aprendizagem.

OBJETIVOS

1) Conhecimento do dinheiro ( dólar)
2) Curiosidades sobre o dinheiros de vários países
3) A valorização das compras com consciência critica de consumo.
4) Cálculos e resoluções de problemas concretos com as quatro operações fundamentais da matemática
5) Uso da calculadora
6) A importância da nota fiscal ao consumidor
7) Leitura e re-utilização de embalagens e rótulos dos produtos usados no cotidiano, bem como a veracidade de suas informações:
8) Noções de peso / quantidade
9) Interação entre escola, família e comunidade reconhecendo costumes e produtos oriundos da região que moramos.
10) Os materiais importados de forma ilícitos no Brasil.
11) Leitura e interpretação textual através de pesquisa feita pela internet sobre o consumismo.
12) O desperdício e a poluição do meio a ambiente.
13) Incentivar no desenvolvimento das atividades diárias.

METODOLOGIA

As cédulas em dólares simbólicos serão distribuídos pelos professores, conforme atividades realizadas pelos alunos e que previamente farão o preço (quanto vale) cada atividade;..
No dia 29/09/ 2010 os alunos estarão investindo esses dólares conquistados durante as aulas comprando mercadorias ( doadas pelos professores e direção) na feirinha que estará exposto no hall da escola.
Nesse dia os alunos deverão pesquisar se o dólar está em alta ou baixa e fazer a conversão em reais.

O MERCADO

Os professores farão a exposição de suas mercadorias a serem vendidas. Enquanto que alguns alunos fazem visitas ,outros compram, depois se revezam.
Cada aluno deverá anotar o que comprou e o preço da mercadoria, bem como tudo o que comprou e seu preço, pois com essa lista criar-se-á problemas durante as aulas.

RECURSOS NECESSARIOS:

Computadores ligados a internet,
Material de uso diário na escola como papel, lápis....
Muitas prendas,
Professor e muita disposição.....

COMPETENCIAS BÁSICAS:

Ler e escrever.
Conhecer adição, subtração com empréstimo, multiplicação e divisão de números.
Criatividade.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de atividades concretas, realizadas no decorrer das apresentações, mercado, compras e vendas.

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