domingo, 8 de agosto de 2010

PLANO DE ESTUDO DE MATEMÁTICA

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."

POR QUE ESTUDAR MATEMÁTICA

Para adquirir conhecimentos básicos, a fim de possibilitar sua integração na sociedade em que vive. Observar regularidades numéricas e geométricas e conseguir concluir quais são suas relações; Desenvolver a capacidade de questionar a realidade, buscando argumentos que fundamentem suas conclusões.


COMO ESTUDAR
1º passo: Analisar as questões propostas pela professora;
2º passo: Participar do debate decorrente da proposta;
3º passo: Destacar as conclusões obtidas;
4º passo: Participar do registro formal do conhecimento matemático alcançado;
5º passo: Seguir a orientação da professora, solucionando os exercícios propostos;
7º passo: Perceber o crescimento gradual das dificuldades das atividades propostas e a necessidade de percorrer esses níveis.

CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE - 8º ano A e B
Objetivos

Para traduzir problema do cotidiano para a linguagem algébrica
Fatorar expressões algébricas
Observar pela regularidade dos resultados, o produto notável desenvolvido.
Identificar as expressões algébricas como generalização das propriedades matemáticas.
Determinar as medidas de ângulos conhecendo as relações de complementar, suplementar e oposição pelo vértice.
Identificar ângulos alternos internos, colaterais, alternos externos e aplicar na resolução de problemas
Manusear instrumentos de medidas
Diferenciar medidas de ângulos e comprimento.
Determinar perímetro e área de polígono.
Determinar taxas e índices
Construir tabela e gráfico de setores.
Elaborar conclusões a partir do gráfico e tabela.

CONTEÚDOS


Números e operações
Fatoração, produtos notáveis e frações algébricas.

Espaço e forma
Ângulos opostos pelo vértice.
Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal

Grandezas e medidas
Medidas de ângulo
Perímetro e área de polígono.

Tratamento da informação

Elementos de estatística (média, gráfico de barras, colunas e coleta de dados).



CONTEÚDOS DO 3º BIMESTRE 7º ano A e B


Objetivos:
Compreender a matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade.
Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas.
Identificar uma equação do primeiro grau.
Determinar o valor desconhecido numa equação do 1º grau.
Resolver situações problema envolvendo equações do 1º grau.
Classificar os triângulos quanto aos lados
Utilizar as propriedades dos triângulo para a resolução de problema de ordem prática.
Compreender a condição de existência dos triângulos.
Compreender as três dimensões do cubo e do paralelepípedo.
Calcular o volume do cubo
Compreender o sistema métrico decimal e fazer transformações de medidas.

Conteúdos

NÚMEROS E OPERAÇÕES
Uso da linguagem algébrica na leitura dos dados de um problema.
Equações do 1º grau: identificação e determinação do valor desconhecido.
Resolução de situações-problema por meio de equação do 1º grau.

ESPAÇO E FORMA

Propriedades do triângulo, condições de existência e classificação (eqüiláteros, isósceles e escalenos).

GRANDEZAS E MEDIDAS

Volume do cubo e paralelepípedo.
Sistema métrico decimal (transformação de medidas).

Tratamento da informação
Coleta de dados, interpretação e construção de mapa amostral.

Metodologia:
Aulas ex positivas
Aulas práticas
Resolução de atividades /exercícios
Resolução de testes
Atividades programadas na sala de informática.
Projeto Gincana pedagógica
Incentivar os alunos com dólares simbólicos para as realizações de tarefas e trabalhos.

Avaliação

O processo de avaliação dos alunos serão sempre contínuo, verificando e medindo seus conhecimentos matemáticos e possibilitando a reflexões sobre seus êxitos e dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário